sexta-feira, 1 de abril de 2011

Cerimónia do Chá

Gomen minna-san!!! T.T Eu tenho abandonado muito este blog eu sei. Eu nem posso dar desculpa da escola pois eu tenho vinda cá muito esta semana... Espero que me desculpem pela minha preguiça ^^'


*********** Cerimónia do Chá **********


Na verdade nunca fui uma grande apreciadora de chá. Mas se há algo que eu gosto é de  cultura japonesa. Andei a pesquisar um pouco sobre a cerimónia Zen do Japão. E aqui esta!!!

 » O chá, uma bebida lendária e milenar, é uma boa companhia a qualquer hora. Quente ou frio, é apreciado em todo o mundo.

Segundo a tradição nipónica, a cerimónia do chá é um ritual que deve ser cumprido com boa vontade e simplicidade. No Japão, os convidados devem chegar antecipadamente para se proceder à cerimónia do chá. São sentados numa sala pequena e simples, "desligados" da agitação do quotidiano, roupas discretas e ambiente que apela à paz de espírito. Chanoyu é a cerimónia do chá que faz parte da cultura japonesa, e assenta na verdadeira beleza e simplicidade.

A etiqueta chanoyu tem regras que são meticulosamente cumpridas. Aqui não há lugar para materialismos. Tanto convidados como anfitriões não podem pisar o tapete onde ocorre a cerimónia ( tatami ) se tiverem brincos, relógios ou anéis. A chanoyu é baseada em três conceitos: paciência, rigor e beleza da simplicidade.

Um bom chá sabe sempre bem em qualquer canto do mundo. No ocidente, também existem alguns rituais em torno do chá. Chá das cinco, chá digestivo, muitos são os apelidos que lhe são atribuídos. Calmante, relaxante, diurético, a hora do chá é "sagrada". É hora de repouso para apreciar o aroma das folhas secas de tão divino paladar.

A preparação do chá merece alguns cuidados. É um ritual a saber e a seguir, pois a ocasião assim o exige. Com bolachas, bolos, compotas, leite ou sem "acompanhantes", são vários os sabores que se poderão apreciar. Existem vários tipos de chá no mercado: de camomila, de cidreira, hortelã-pimenta, tília, eucalipto, chá verde, preto, branco, limonete, de framboesa, morango, maçã com canela há gostos para todos. Cada um tem as suas características e efeitos medicinais.

É preciso ter "chá" para uma preparação digna.

1. Primeiro é necessário encher uma chaleira com água e colocar ao lume.
2. De seguida, coloca-se algumas folhas de chá no bule e enche-se com a água fervida.
3. Deixar repousar alguns minutos. ( 2 ou 3 minutos)
4. Coloca-se o chá nas chávenas, e quem gostar, pode juntar um pouco de leite.

Reza a lenda que um filósofo chinês descobriu o chá quando algumas folhas caíram na panela com água a ferver, exalando um aroma delicioso.
«
 
Então? Que acharam? Anciosos por experimentar uma cerimónia do chá???
Bem... deixo aqui um videozinho sobre a cerimónia do chá para quem não quiser ler o textão de cima (agora que vejo é bem grandão O.o)
 
 
Apreciem e bye bye ^^
 
 
 
 
 

Sem comentários: